nav-left cat-right
cat-right

Como fazer uma Mudança organizada

Início > Dicas, Segurança > Como fazer uma Mudança organizada

Já está chegando o tão esperado dia da mudança e você ainda não se preparou? Cá entre nós, eu sei o quanto de dor de cabeça uma mudança pode trazer. A gente fica perdido sem saber por onde começar e tem medo de que tudo fique para última hora. Bem, pensando em como essa situação é cansativa, eu decidi colocar algumas informações importantes para que você tenha uma mudança tranquila, serena e sem preocupações. Vamos lá?

Itens para mudança

Prepare-se, pois você vai precisar de muitas caixas de papelão. Ainda não existe um item tão bom, barato e fácil de descartar, quanto uma caixa de papelão. Consiga, ou compre em lojas de embalagens e venda de caixas usadas, pelo menos umas 40 caixas médias ou grandes de papelão, caso seu apartamento ou casa sejam pequenos. Uma dica, para cada metro quadrado de onde você está saindo, compre uma caixa. Se o seu apartamento tiver 50 m², compre 50 caixas. Esta relação é simples mas serve para dar a você uma orientação na quantidade de caixas para se usar.

caixa papelão para mudança

A caixa de papelão é essencial em uma mudança. Imagem cortesia de nuttakit/freedigitalphotos.net

Além das caixas, compre fitas adesivas largas, daquelas de cor marrom. Compre uma fita para cada 10 caixas. Compre também pincéis atômicos para anotar o que vai dentro de cada caixa e saquinhos plásticos para embalar joias ou outros objetos pequenos.

 

Alimentos perecíveis

Deixe para o dia da mudança o mínimo possível de alimentos que estragam fácil e líquidos. Consuma o estoque que tiver em casa e se possível, prefira comprar as refeições prontas caso já tenha consumido tudo.

Esvazie a geladeira um dia antes, ou no dia de manhã. Retire os gelos das formas e os alimentos.

 

Últimos acessórios

Deixe para guardar por último os carregadores de celular, notebook ou outros acessórios. Também deixe remédios, produtos de higiene pessoal e as ferramentas do lado de fora das caixas. Todos estes itens podem ser necessários antes da mudança e caso você tenha guardado, pode passar por apuros.

Deixe as roupas para serem guardadas alguns dias antes também. Separe o suficiente para 3 dias e guarde o resto quando estiver próximo do grande dia.

 

Cadastros

Faça uma lista de todos os cadastros que você tem feito neste seu endereço antigo. Os mais comuns são em lojas, Detran, Prefeitura, Receita Federal e bancos. Tire um tempo durante o dia para atualizar os dados para o novo endereço.

 

Contas

Deixe seu novo imóvel já com água, luz, gás e telefone. É importante deixar já disponíveis estes serviços pois podem levar mais de três dias úteis para serem instalados. Imagina se isso ocorre quando você já estiver na sua nova casa?

Deixe agendado o cancelamento das contas para um dia após sua mudança do imóvel antigo. Caso algo dê errado e você não se mude naquele dia, você tem um tempo para resolver.

Peça para algum futuro ex-vizinho para verificar a chegada de correspondência e acerte com ele uma data para ir buscar.

 

Frete

Contrate com pelo menos uma semana, melhor se forem duas ou três de antecedência, o caminhão de mudanças. Veja o que está incluso no serviço deles, se é toda a mudança, desde a desmontagem e montagem, ou se apenas o transporte. Se você procurar com antecedência pode barganhar o preço. Veja a credibilidade da transportadora contratada, ou seja, não contrate de primeira a mais barata que surgir na sua frente. Pesquise, busque na internet sobre reclamações e golpes. Peça a nota fiscal do serviço, se possível.

mudança

Tente contratar uma empresa confiável. Imagem cortesia de renjith krishnan/freedigitalphotos.net

Prefira acompanhar todo o processo de mudança, ou se não puder devido ao seu horário de trabalho, peça a alguém de confiança para fazer isso por você.

 

Novo endereço

Deixe avisado no seu novo endereço sobre a mudança. Se for um condomínio, avise o síndico, ou até mesmo a portaria, pelo menos um dia antes para que eles já estejam preparados para receber seu novo morador.

Se você tiver crianças ou animais de estimação, deixe o imóvel já preparado para eles em relação a segurança, como cercados e telas de proteção.

 

Eu espero que sua mudança seja bem organizada. E que nada seja perdido, quebrado ou esquecido. Sucesso!

 

 

 

Deixe uma resposta